top of page
Buscar
Foto do escritorRodrigo Fercost

Mainaa


Eclética como o pássaro que inspirou seu nome, a banda Mainaa, do cantor e compositor Gê Luz, decola para um horizonte mais urbano, depois de se aventurar pelo céu do sertão no CD Voo Nordestino, de 2018. Seu novo projeto, que tem como música de trabalho Cidade Sitiada, traz a marca do rock’n’roll, verdade do vocalista Gê, assim descrito por ele como o gênero musical que mais o identifica, embora já tenha trafegado pelo axé, pop e forró – é o rock. O rock de Cazuza, da Legião Urbana e d’O Rappa, dentre outros nomes que influenciaram sua formação musical.

Isto não significa que ele renega os estilos com os quais trabalhou. Muito pelo contrário. “Imaginei a banda como um projeto plural, eclético, com liberdade de tocar do frevo ao samba, da valsa ao reggae, do rock à MPB, sem ser rotulada de um determinado estilo”, explica. Ou seja, tudo pode mudar de um projeto para outro.

Mas agora é hora da verdade de Gê ser musicada. A temática urbana permeia cada música dessa nova fase. O rock/rap Cidade Sitiada coloca em evidência as reivindicações das comunidades periféricas; Empoderada, com sua pegada pop rock, trata da conquista do poder pela mulher; o rock Trabalhador destaca a luta da classe trabalhadora e o seu dia a dia, Menino de Rua aborda a realidade das crianças e adolescentes pobres da metrópole; Diversidade é sobre o respeito a questões como etnia e opção sexual; Cobra Criada, um samba rock na linha de Marcelo D2, traz a ginga de como driblar os problemas da vida. E por aí vai.

A meta da Mainaa é o lançamento destas canções em singles sequenciais, nas plataformas digitais, e começou por Cidade Sitiada, até formar o equivalente as 12 faixas do CD, intitulado “Mainaa urbana até o ovo”.

Gê Luz é, além de cantor, o compositor e fundador da banda. O guitarrista Ícaro de Sá é o diretor musical e o arranjador. Completam o time o baixista Nildo Dias, o baterista Emerson Aranha e o tecladista Robson Ernani, todos com experiência no mercado musical da Bahia. “Cada músico gosta de um estilo, mas nesta mistura cada um coloca o seu molho e em cima disso a gente cria a nossa identidade”, define Gê.

Trajetória

Natural do Rio Grande do Sul, o cantor, descobriu a vocação musical ainda na infância, porém foi morando em Salvador que ele veio a desenvolver o primeiro projeto na área, o CD Axé Dance.

Mais tarde, enveredaria pelo pop com a banda RG Pop, até que, em 2017, montou a Mainaa e embarcou no forró estilo Luiz Gonzaga e Dominguinhos com o CD Voo Nordestino, que tem entre os destaques a música Cabrueira.

Em 2019 já no inicio do projeto rock’n’rolla bandamarca presença no Carnaval de Salvador no Circuito Barra – Ondina, puxando o Trio do Rock, porém com o advindo da pandemia em 2020, os projetos seguem de forma virtual.

Curiosidade

O nome Mainaa veio do pássaro asiático mainá, que, da mesma forma que a banda, tem no ecletismo a sua marca. Ele “o pássaro”, possui a rara habilidade de imitar com precisão a voz humana e de outros pássaros. Há ainda outras características que fazem do mainá uma ave especial e até o aproximam do universo da música. Por exemplo: costuma passar o dia tranquilamente com poucas companhias, mas à noite se une em bandos numerosos que fazem uma verdadeira algazarra. Sem falar na incrível capacidade de se reproduzir.

Foi numa noite, quando estava compondo um forró, que a palavra mainá se insinuou por três vezes no ouvido de Gê. Curioso, ele foi consultar o significado do nome para ver do que se tratava. Descobriu então este pássaro e não teve dúvidas: escolheu seu nome para batizar a banda, mudando apenas a grafia para Mainaa.

Por conta desta identificação especial com o pássaro eclético, Gê prefere que seu grupo seja chamado de bando, em vez de banda. E até os fãs são incorporados ao universo versátil da ave que faz aquela zoeira na calada da noite. “O público do Mainaa é mainá também, somos um bando de pássaros”.



Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page